Abscesso Pulmonar

ABSCESSO PULMONAR
INTRODUÇÃO:
Um abscesso pulmonar é uma lesão necrótica localizada do parênquima pulmonar contendo material purulento que se colaba e forma uma cavidade. Em geral, ele é causado por aspiração de bactérias anaeróbicas. Os pacientes que apresentam reflexos de tosse prejudicados e não conseguem fechar a glote, ou aqueles com dificuldades de deglutição, estão em risco de aspirar o material não-próprio e desenvolver um abscesso pulmonar. Os outros pacientes em risco incluem aqueles com distúrbios do sistema nervoso central (convulsão, acidente vascular cerebral), adicção a drogas, alcoolismo, doença esofágica ou função imune comprometida; aqueles que recebem as alimentações por sonda nasogástrica; e aqueles com estado alterado da consciência devido à anestesia.
FISIOPATOLOGIA
Muitos abscessos são encontrados em áreas do pulmão que podem ser afetadas pela aspiração. O sítio do abscesso pulmonar está relacionado com a gravidade e é determinado pela posição do paciente.
Inicialmente, a cavidade no pulmão pode se estender diretamente para dentro de um brônquio ou não. Mais adiante, o abscesso fica circundando, ou encapsulado, por uma parede de tecido fibroso. O processo necrótico pode estender-se até alcançar a luz de um brônquio ou espaço pleural, estabelecendo comunicação com o trato respiratório, cavidade pleural ou ambos. Se o brônquio está envolvido, o conteúdo purulento é expectorado continuamente na forma de escarro. Se a pleura for afetada, resulta um empiema. Uma comunicação ou conexão entre o brônquio e a pleura é conhecida como fístula broncopleural.
Os organismos freqüentemente associados a abscesso pulmonares são o S. aureus, Klebsiella e outras espécies Gram-negativas.

MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS
As manifestações clínicas de um abscesso pulmonar podem variar desde uma tosse produtiva discreta até a doença aguda. Muitos pacientes apresentam febre e tosse produtiva com quantidades moderadas a copiosas de escarro com odor fétido, freqüentemente sanguinolento. Pode estar presente a leucocitose. São comuns as pleurisia ou dor torácica maciça, dispnéia, fraqueza, anorexia e perda de peso. A febre e a tosse podem se desenvolver de maneira insidiosa e podem ter estado presente por várias semanas antes do diagnóstico.
HISTÓRICO E ACHADOS DIAGNÓSTICOS
O exame físico do tórax pode relevar macicez à percussão e sons respiratórios diminuídos ou ausentes com um atrito pleural (som de aspereza ou rangido) intermitente à ausculta. Os estertores podem estar presentes. A confirmação do diagnóstico é feita pela radiografia do tórax, cultura de escarro e, em alguns casos, broncoscopia fibrótica. A radiografia de tórax revela um infiltrado com um nível hidroaério.

PREVENÇÃO
· Terapia antibiótica adequada antes de qualquer procedimento dentário nos pacientes que devem ter dentes extraídos, enquanto suas gengivas e dentes estão infectadas.
· Higiene dentária e oral adequada, porque as bactérias anaeróbicas desempenham um papel na patogenia do abscesso pulmonar.
· Terapia antimicrobiana adequada para os pacientes com pneumonia.



TRATAMENTO DE ENFERMAGEM
A enfermagem administra antibióticos e terapias intravenosas de acordo com a prescrição e monitora os efeitos adversos. A fisioterapia torácica é iniciada conforme prescrito, para facilitar a drenagem do abscesso. A enfermagem ensina o paciente a realizar os exercícios de respiração profunda e tosse para ajudar a expansão dos pulmões. Para assegurar a ingestão nutricional apropriada, a enfermagem encoraja uma dieta rica em proteínas e calorias, e oferece apoio emocional porque o abscesso pode levar um longo período para resolver.
O paciente que se submeteu a uma cirurgia pode retornar para casa antes que a ferida se feche por completo, ou com um dreno ou tubo em posição. Dessa maneira, o paciente ou cuidador precisa de instrução sobre como trocar os curativos, a fim de evitar a escoriação da pele e o odor, como monitorar os sinais e sintomas de infecção e como cuidar e manter o dreno ou tubo. A enfermagem instrui o paciente a realizar os exercícios de respiração e tosse a cada 2 horas, durante o dia, e mostra ao cuidador como realizar a percussão torácica e a drenagem postural para facilitar a expectoração das secreções pulmonares.











ESTUDO DE CASO
DADOS PESSOAIS: M.L.L, 40 ANOS,DE PROFISSÃO COSTUREIRA, SEXO FEMININO, CASADA, ADMITIDA NA CLÍNICA MÉDICA PARA TRATAMENTO DE AVC.
HISTÓRIA: APÓS 15 DIAS DE INTERNAÇÃO PARA TRATAMENTO DE AVC, PASSOU A APRESENTAR, FEBRE DE 38,5°, TOSSE, ESCARRO SANGUINOLENTO COM ODOR FÉTIDO, DOR TORÁCICA, PROSTRAÇÃO, DISPNÉIA, FRAQUEZA, FALTA DE APETITE E PERDA DE PESO.
EXAME FÍSICO: PACIENTE ANSIOSA, ANGUSTIADA, COM ESFORÇO RESPIRATÓRIO NA REGIÃO TORÁCICA, OBESA. A AUSCUTA PULMONAR APRESENTA ATRITO PLEURAL INTERMITENTE.
APRESENTA: T° AXILAR: 38,5. PULSO RADIAL: 75 bpm. FR: 29 rpm. PA: 160/80. PESO: 68 KG. ALTURA: 1,60


















SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

HIPERTERMIA:

DEFINIÇÃO: Temperatura corporal elevada acima dos parâmetros normais, relacionada à doença, caracterizada por aumento na temperatura corporal acima dos parâmetros normais. (NANDA)

PRESCRIÇÃO DE ENFERMAGEM: (NIC)

- monitorar temperatura corporal a cada 2 horas quando adequado;
- promover ingestão de líquidos quando adequado;
- monitorar sinais e sintomas e sinais de hipertermia e hipotermia e relatá-los;
- monitorar cor e temperatura da pele;

RESULTADOS ESPERADOS: (NOC)

- Estabelecer nível adequado de temperatura;
- Manter paciente hidratado;
- Manter sinais vitais dentro dos parâmetros de normalidade;

DISPNÉIA:

DEFINIÇÃO: Troca de gases prejudicada, relacionada a mudança da membrana alveolar capilar, desequilíbrio da ventilação, perfusão, caracterizada por dispnéia, respiração anormal.

PRESCRIÇÃO DE ENFERMAGEM: (NIC)

- Avaliar freqüência respiratória e padrão respiratório;
- Manter repouso com cabeceira elevada;

RESULTADOS ESPERADOS (NOC)

- Estabelecer perfusão periférica;
- Estabelecer troca de gases dentro dos parâmetros de normalidades;

DOR TORÁCICA:

DEFINIÇÃO: Experiência sensorial e emocional desagradável que surge de lesão tissular real, potencial ou descrita em termos de tal lesão. Inicio súbto ou lento de intensidade leve à intensa com término antecipado ou previsível e duração de menos de 6 meses, relacionado a agentes lesivos ( biológicos, químicos, físicos, psicológicos), caracterizado por mudança na freqüência respiratória.

PRESCRIÇÃO DE ENFERMAGEM: (NIC)

- Realizar uma avaliação abrangente da dor, que inclua o local, as características, o início, a duração, a frequência, a qualidade, a intensidade ou a gravidade da dor e os fatores precipitantes.
- Investigar com o paciente os fatores que aliviam ou pioram a dor.

RESULTADOS ESPERADOS (NOC)

- Promover bem-estar físico ao paciente;
- Proporcionar postura adequada ao paciente para aliviar a dor;




TOSSE

DEFINIÇÃO: desobstrução ineficaz de vias aéreas, incapacidade de eliminar secreção ou obstrução do trato respiratório para manter uma via aérea desobstruída, relacionado a tabagismo e secreções nos brônquios, caracterizado por expectoração e mudança na freqüência respiratória.

PRESCRIÇÃO DE ENFERMAGEM (NIC)

- Orientar o paciente a inspirar profundamente, várias vezes, expirar lentamente e tossir ao final da expiração;
- Aspirar paciente quando necessário;
- Auxiliar paciente a sentar-se com a cabeça levemente flexionada, ombros relaxados e joelhos flexionados;

RESULTADOS ESPERADOS (NOC)

- Melhorar frequência respiratória;
- Eliminar secreções dos brônquios;
- Aliviar dor torácica;

FRAQUEZA, FALTA DE APETITE, PERDA DE PESO

DEFINIÇÃO: Nutrição desequilibrada: menos que as necessidades corporais.
Ingestão insuficiente de nutrientes para satisfazer as necessidades metabólicas relacionado à fatores biológicos, caracterizado por relato de ingestão inadequada de alimentos, menor que a porção diária recomendada.

PRESCRIÇÃO DE ENFERMAGEM (NIC)

- Monitorar nível de energia, mal-estar, fadiga e fraqueza;
- Oferecer um ambiente em condições favoráveis durante as refeições;
- Oferecer alimentos e líquidos nutritivos quando adequado;

RESULTADOS ESPERADOS (NOC)

- Obter uma ingesta calórica dentro das necessidades básicas do paciente, e melhora na hidratação;

ANSIEDADE:

DEFINIÇÃO: Vago e incomodo sentimento de desconforto ou temor, acompanhado por resposta autonômica ( a fonte é frequentemente não específica ou desconhecida pelo individuo); sentimento de apreensão causado pela antecipação de perigo. É um sinal de alerta que chama a atenção para um perigo iminente e permite ao indivíduo tomar medidas para lidar com ameaças, relacionado a ameaça de morte, caracterizado por nervosismo, preocupação.

PRESCRIÇÃO DE ENFERMAGEM (NIC)

- Oferecer informações reais sobre o diagnóstico, tratamento e prognóstico;
- Ouvir atentamente o paciente;
- Encorajar atividades de diversão voltadas à redução da tensão;
- Orientar o paciente quanto ao uso de técnicas de relaxamento;
- Encorajar a verbalização de sentimentos, percepções e medos;

RESULTADOS ESPERADOS (NOC)
- Manter paciente calmo, orientado, informado dobre seu diagnóstico e tratamento;
- Tirar as dúvidas do paciente;
- manter diálogo com o paciente;























BIBLIOGRAFIA:
_ BRUNNER E SUDDARTH – TRATADO DE ENFERMAGEM MÉDICO CIRÚRGICA, ABSCESSO PULMONAR;
_ NANDA;
_ NIC;
_ NOC.

Um comentário: