Espessura da pele e tamanho da agulha

Novas Recomendações

Veja o que há de novo para as suas aplicaçãoes, em relação ao comprimento e uso correto de agulhas!
Especialistas em diabetes, publicaram novas recomendações relacionadas ao tratamento do diabetes com injetáveis. A principal novidade está relacionada ao comprimento das agulhas e como utilizá-las corretamente, o que envolve prega subcutânea e ângulo de aplicação.
Veja a seguir, perguntas e respostas referentes aos principais aspectos que relacionados à escolha e uso das agulhas, assim como a técnica de aplicação.

A espessura da pele, nos locais de injeção, é semelhante em todas as pessoas?
Sim. Estudos recentes compravaram que a espessura da pele é semelhante entre todas as pessoas adultas, independente da idade, sexo, raça ou tipo físico. A espessura da pele, em média, é de 2.7 mm e raramente ultrapassa 3 mm nos locais de aplicação. Sendo assim, pessoas obesas têm a pele com espessura semelhante a de pessoas magras.

A espessura do tecido subcutâneo (camada gordurosa) local onde a insulina deve ser injetada) é semelhante em todas as pessoas?
Não. A espessura do subcutâneo é diferente tanto entre uma pessoa e outra, de acordo com tipo físico, sexo, idade e raça; quanto na mesma pessoa, nas diferentes regiões de aplicação. Por exemplo, a mesma pessoa pode ter maior quantidade de tecido subcutâneo no abdôme do que nos braços.

Existe relação entre a profundidade da aplicação no subcutâneo e a absorção da insulina?
Estudos comprovaram que não há relação entre a profundidade da aplicação e a absorção da insulina; ou seja, se for feita no subcutâneo, mesmo que mais superficial ou profundo,o efeito do medicamento será o mesmo.

Quais os benefícios de utilizar agulhas mais curtas?
- Maior conforto na aplicação, menor sensação de dor;
- Eficácia no controle glicêmico;
- Diminuem o risco de aplicação intramuscular ( no músculo)
-Simplificam a técnica de aplicação, como por exemplo a agulha BD Ultra-Fine™ Nano 4 mm, pois :
-Dispensa prega subcutânea;
-Aplicação em ângulo de 90º;
-Maior flexibilidade para autoaplicação nos braços e nas nádegas.

Quais os riscos de uma aplicação intramuscular?
-A absorção da insulina é mais rápida, provoca hipoglicemia (queda de açúcar no sangue), após a aplicação e hiperglicemia tardia.
- A aplicação é desconfortável.
-Geralmente há sangramento, pois no músculo, temos grandes e numerosos vasos sanguíneos.

IMPORTANTE
Se a insulina for aplicada no músculo, deve-se intensificar os testes de glicemia capilar e, se identificar alterações importantes, procure ajuda médica.

O que é prega subcutânea, para que serve e quando deve ser realizada?
Prega subcutânea é uma pinça realizada com os dedos polegar e indicador. Serve para evidenciar o subcutâneo, e assim evitar a aplicação intramuscular. Deve ser realizada em regiões com pouco tecido subcutâneo e/ou quando o comprimento da agulha for maior que a distância entre a pele e o músculo.

O que é ângulo de aplicação, para que serve e quando deve ser utilizado?
Ângulo de aplicação é o espaço formado entre a agulha e a pele no momento da injeção. Assim como a prega subcutânea, o ângulo serve para prevenir aplicação no músculo.

www.soenfermagem.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário